Saltar para o conteúdo
FCCN serviços digitais da FCT
NAU site
  • A carregar estado do login...
  • Ajuda
    • Cursos
    • Programas
    • Notícias
    • Parceiros
    • Espaço AP
    • Você está aqui:
    • Página de entrada
    • Estratégias de Usabilidade Digital

    Estratégias de Usabilidade Digital

    Cód. EUD
    CategoriaCiências Exatas e Tecnologias
    Queres criar experiências digitais intuitivas, eficientes e centradas no utilizador? Neste curso, vais aprender as principais estratégias de usabilidade digital.
    • Duração: 4 horas
    • Esforço: 4 horas
    • Ritmo: Ao ritmo do estudante
    • Idiomas: Português
    • 111 já inscritos!
    imagem de capa do curso
    Partilhar no FacebookPartilhar no TwitterPartilhar no LinkedinPartilhar por e-mail
    Disponível até 03/10/2025
    A carregar a informação da inscrição...

    O que vai aprender

    • Compreender o utilizador – Identificar necessidades, comportamentos e expectativas dos utilizadores para criar experiências digitais eficazes.
    • Criar personas e jornadas de utilizador – Desenvolver perfis e mapas de jornada para otimizar a usabilidade e acessibilidade de interfaces digitais.
    • Aplicar testes de usabilidade – Utilizar ferramentas como mapas de calor, questionários, avaliação heurística e testes com utilizadores para medir e melhorar a experiência digital.
    • Implementar o processo iterativo de design – Recolher e analisar feedback, identificar problemas e refinar continuamente interfaces e experiências digitais.
    • Analisar e avaliar a usabilidade de produtos digitais – Identificar pontos de fricção e propor soluções para melhorar a eficiência e a acessibilidade.
    • Desenhar experiências digitais intuitivas e acessíveis – Criar interfaces que ofereçam uma navegação fluida e uma experiência centrada no utilizador.
    • Adaptar a usabilidade a tecnologias emergentes – Aplicar boas práticas de usabilidade em Realidade Aumentada (RA), Realidade Virtual (RV) e Inteligência Artificial (IA), garantindo experiências inovadoras e eficazes.
    • Integrar a usabilidade na estratégia digital – Incorporar princípios de usabilidade em projetos digitais, melhorando a conversão, retenção e satisfação dos utilizadores.

    Descrição

    Num mundo cada vez mais digital, a experiência do utilizador é um fator decisivo para o sucesso de qualquer produto ou serviço online. Interfaces confusas, navegação complexa ou falta de acessibilidade podem afastar utilizadores e comprometer objetivos de negócio.

    Este curso oferece uma abordagem prática e estratégica para compreender o utilizador, aplicar testes de usabilidade e melhorar continuamente interfaces digitais. Ao dominar estas competências, os formandos estarão preparados para criar experiências intuitivas e acessíveis, aumentar o engagement e otimizar a conversão.

    Se queres destacar-te no mercado digital e garantir que os teus produtos oferecem valor real aos utilizadores, este curso é essencial para ti!

    Avaliação e certificação

    No final de cada módulo, de modo a podermos avaliar o seu progresso, terá um teste com uma verificação de aprendizagem obrigatória e que terá um peso de 50% na classificação final.

    No final do curso terá um Teste de Avaliação Final com um peso de 50% na nota final.

    Plano de curso

    Parte 1 | Fundamentos da Usabilidade
    Módulo 1: Compreender o Utilizador
    Módulo 2: A diferença de nos colocarmos no papel do utilizador

    Parte 2 | O Processo de Design Iterativo
    Módulo 3: Introdução ao Processo Iterativo de Design
    Módulo 4: Aplicação Prática do Design Iterativo

    Parte 3 | Testar e Melhorar a Usabilidade Digital
    Módulo 5: Introdução às Ferramentas de Teste de Usabilidade
    Módulo 6: Ferramentas Práticas de Teste de Usabilidade

    Parte 4 | Usabilidade em Tecnologias Emergentes
    Módulo 7: Desafios de Usabilidade em RA, RV e IA

    Módulo Final
    • Resumo dos principais pontos abordados ao longo do curso.
    • Questionário de avaliação final (20 perguntas)

    Outras edições do curso

    Sem outras edições disponíveis

    Organizações

    Academia Portugal Digital

    Licença

    Licença para o conteúdo do curso

    Atribuição-NãoComercial-SemDerivações

    Você tem o direito de:

    • Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato

    De acordo com os termos seguintes:

    • Atribuição — Você deve atribuir o devido crédito, fornecer um link para a licença, e indicar se foram feitas alterações. Você pode fazê-lo de qualquer forma razoável, mas não de uma forma que sugira que o licenciante o apoia ou aprova o seu uso.
    • NãoComercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
    • SemDerivações — Se você remixar, transformar, ou criar a partir domaterial, não pode distribuir o material modificado.
    PRR Plano de Recuperação e Resiliência, República Portuguesa, Financiado pela União Europeia NextGenerationEUCompete2020, Portugal2020, União Europeia Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional
    República Portuguesa, Ministério da Educação, Ciência e Inovação.FCCN - Serviços digitais FCT; FCT - Fundação para a Ciência e a Tecnologia
    NAU site
      Subscrever lista de email (newsletter)Siga-nos no FacebookSiga-nos no Linkedin
      NAU
      • Sobre
      • Cursos
      • Como se tornar parceiro
      • Código aberto
      • Acessibilidade
      Comunicação
      • Ajuda
      • Notícias
      • Media kit
      • Mapa do site
      Legal
      • Termos e Condições
      • Política de Privacidade
      • Política de Cookies
      • Política de Certificação
      • Consentimento Newsletter

      © 2025 FCCN-FCT. Todos os direitos reservados.