Skip to main content
FCCN serviços digitais da FCT
NAU site
  • Help
  • Courses
  • Programs
  • News
  • Partners
  • Espaço AP
  • You are here:
  • Home
  • Capacitação de docentes como aprendentes digitais ao longo da vida

Capacitação de docentes como aprendentes digitais ao longo da vida

Ref. CDADLV
CategoryTraining and Education
Junte-se a nós e descubra como pode transformar o seu trabalho e a sua aprendizagem profissional com a ajuda da tecnologia.
  • Duration: 25 hours
  • Effort: 25 hours
  • Languages: Portuguese
  • 417 already enrolled!
course cover image
Share on FacebookShare on TwitterShare on LinkedinShare by Email

What you will learn

  • Moldar a sua escola como uma comunidade de aprendizagem com a ajuda das tecnologias digitais.
  • Refletir sobre o conceito de escola como instituição de aprendizagem na era digital.
  • Utilizar as tecnologias digitais de acordo com as necessidades de comunicação da sua escola. 
  • Utilizar as tecnologias digitais para a colaboração profissional com colegas e outras partes interessadas da escola. 
  • Refletir e debater a sua própria prática pedagógica digital e a da sua comunidade educativa. 
  • Utilizar as tecnologias digitais para contribuir de forma positiva e ética para o mundo digital. 
  • Aplicar práticas digitais seguras e responsáveis na utilização das tecnologias digitais na sua escola.

Description

Enquanto professores, vemo-nos muitas vezes sobrecarregados com o ritmo acelerado do mundo digital e os seus impactos nas nossas escolas. Surgem diariamente novas ferramentas e tecnologias, o que torna difícil mantermo-nos atualizados e sabermos utilizar estas tecnologias de forma eficaz no nosso trabalho docente. Não é o(a) único(a) educador(a) que sente insegurança quando procura orientar-se neste contexto!

O MOOC ContinueUP “Capacitar os docentes como aprendentes digitais ao longo da vida na escola” irá ajudá-lo(a) a ultrapassar esta dificuldade! O curso destina-se a capacitá-lo(a) como aprendente digital ao longo da vida, ajudando-o(a) a criar confiança na utilização da tecnologia para melhorar as suas práticas profissionais como docente. Neste curso, guiá-lo(a)-emos através dos fundamentos da utilização das tecnologias digitais para a aprendizagem ao longo da vida e para moldar a sua escola.

Os resultados de aprendizagem do curso refletem uma proficiência de nível B1 em competência digital, tal como definido no Quadro Europeu de Competência Digital dos Educadores e na ferramenta SELFIE for TEACHERS. 

Format

O curso tem a duração de seis semanas e encontra-se organizado em quatro módulos específicos e um pré-modulo. Pode seguir o curso ao seu próprio ritmo. No início de cada semana, lançaremos um módulo, havendo apenas alguns prazos relativos à atividade final.

Prerequisites

O público-alvo principal consiste em professores do ensino primário e secundário que exercem atualmente atividade numa escola. Não é necessário qualquer nível de experiência específico, embora seja vantajoso possuir um nível básico de proficiência na utilização de ferramentas digitais.

Assessment and certification

A atribuição de um certificado de conclusão do curso requer que os participantes apresentem a sua atividade final e avaliem três atividades de outros participantes. A pontuação global para aprovação é de 70%. A data limite para a conclusão de todas as atividades é quinta-feira, 10 de abril, às 23h59 CEST.

Docentes a lecionar na Região Autónoma da Madeira (RAM): 

Nos termos do n.º 2 do Capítulo III, em articulação com o n.º 5 do Capítulo VI da Portaria n.º 36/2021, de 18 de fevereiro, terão direito a certificado com validação, para efeitos de progressão na carreira docente, os formandos que:

Cumpram, com sucesso, o percurso formativo do MOOC;

Formalizem uma inscrição na Plataforma Interagir, acedendo à hiperligação aqui --»

Esta inscrição deve ocorrer até à data limite de conclusão do MOOC e corresponde à formalização do requerimento de validação da formação realizada. O documento que comprava a validação é o certificado emitido na plataforma interagir.

Docentes a lecionar na Região Autónoma dos Açores (RAA): 

Tendo em atenção o disposto na alínea b) do n.º 2 do art.º 207 do Decreto Legislativo Regional n.º 23/2023/A, de 26 de junho, os docentes a lecionar nos Açores devem seguir os mesmos procedimentos dos docentes da RAM.

Course plan

Pré-módulo
No pré-módulo, os participantes ficam a saber como funciona o curso, o que abrange, bem como a lógica e narrativa do curso.

Módulo 1. A vida digital na escola
Módulo 2. Colaboração profissional
Módulo 3. Prática reflexiva
Módulo 4. Atividade final

Course team

Nelson Jorge

Categories

Consultor Sénior de eLearning

Elsa Oliveira

Categories

eLearning Developer e Instructional Designer

Organizations

Centro de Formação da Associação de Escolas dos concelhos da Póvoa de Varzim e Vila do Conde

Organização parceira

Informação complementar

Este MOOC foi criado no âmbito do projeto ContinueUP. ContinueUP é um projeto europeu que aborda a possibilidade de disponibilizar educação e formação com maior frequência e eficácia aos docentes ao nível da educação inicial de professores e da formação contínua de professores. O objetivo é assegurar que a experiência de aprendizagem profissional dos professores seja mais coerente e coesa em todas as diferentes fases das suas carreiras. Uma das formas de alcançar este objetivo passa pelo desenvolvimento e aplicação experimental de um programa de educação e formação elaborado em conjunto por organizadores de ações de formação inicial de professores e de desenvolvimento contínuo de professores. 

Este MOOC constitui a segunda parte deste programa de educação e formação. A primeira parte deste programa foi oferecida na forma de um módulo de estudo nas três universidades participantes, tendo-se destinado exclusivamente a professores em formação.

O MOOC foi concebido e desenvolvido por um grupo de parceiros provenientes de organizações de formação de professores que trabalham com professores já em atividade nas escolas, mas também de universidades que trabalham com professores em formação: 

  • Instituto Nacional de Tecnologia Educativa e Formação de Professores de Espanha
  • Ministério da Ciência e Educação da República da Croácia
  • Centro de Formação da Associação de Escolas de Vila do Conde e Póvoa de Varzim
  • Secretaria Regional de Educação, Ciência e Tecnologia da Região Autónoma da Madeira
  • Universidade de Zagrebe
  • Universidade de Lisboa
  • Universidade Rey Juan Carlos de Madrid
  • European Schoolnet

ContinueUP é um projeto das Academias de Professores Erasmus+ financiado pela União Europeia. Para obter mais informações visite o sítio Web do projeto.

Exoneração de responsabilidade: Financiado pela União Europeia. No entanto, os pontos de vista e as opiniões expressos são da exclusiva responsabilidade do(s) autor(es) e não refletem necessariamente os da União Europeia ou da Agência de Execução Europeia da Educação e da Cultura (EACEA). Nem a União Europeia nem a EACEA podem ser responsabilizadas pelos mesmos. 

License

License for the content created by course participants

Attribution-NonCommercial-NoDerivatives

You are free to:

  • Share — copy and redistribute the material in any medium or format

Under the following terms:

  • Attribution — You must give appropriate credit, provide a link to the license, and indicate if changes were made. You may do so in any reasonable manner, but not in any way that suggests the licensor endorses you or your use.
  • NonCommercial — You may not use the material for commercial purposes.
  • NoDerivatives — If you remix, transform, or build upon the material, you may not distribute the modified material.
PRR Plano de Recuperação e Resiliência, República Portuguesa, Financiado pela União Europeia NextGenerationEUCompete2020, Portugal2020, União Europeia Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional
República Portuguesa, Ministério da Educação, Ciência e Inovação.FCCN - Serviços digitais FCT; FCT - Fundação para a Ciência e a Tecnologia
NAU site
Subscribe our newsletterFollow us on FacebookFollow us on Linkedin
NAU
  • Who we are
  • Courses
  • How to become a partner
  • Open source
  • Accessibility
Communication
  • Help
  • News
  • Media kit
  • Site Map
Legal
  • Terms and conditions
  • Privacy Policy
  • Cookies Policy
  • Certification Policy
  • Newsletter consent

© 2025 FCCN-FCT. All right reserved.