Saltar para o conteúdo
FCCN serviços digitais da FCT
NAU site
  • A carregar estado do login...
  • Ajuda
    • Cursos
    • Programas
    • Notícias
    • Parceiros
    • Espaço AP
    • Você está aqui:
    • Página de entrada
    • A Grande Viagem de Magalhães – Elcano 500 Anos Depois

    A Grande Viagem de Magalhães – Elcano 500 Anos Depois

    Cód. GVMELC
    CategoriaHumanas e Políticas
    Aprenda como a viagem empreendida por Magalhães-Elcano reconfigurou o conhecimento do mundo nas suas vertentes geográfica, científica, social e política.
    • Duração: 15 horas
    • Esforço: 15 horas
    • Ritmo: Ao ritmo do estudante
    • Idiomas: Português
    • 455 já inscritos!
    Partilhar no FacebookPartilhar no TwitterPartilhar no LinkedinPartilhar por e-mail
    Sem edições disponíveis

    O que vai aprender

    • Compreender o impacto da primeira viagem de circum-navegação empreendida para o conhecimento do mundo e para o processo da globalização.
    • Conhecer o papel das Ilhas de Cabo Verde na expansão marítima, como pilar de apoio crucial aos navegadores portugueses e às diversas rotas marítimas, na criação de ligações entre o continente africano, americano e europeu e no comércio com África.
    • Conhecer a história da Cidade Velha e da Cidade da Praia, em Cabo Verde.
    • Conhecer, a partir da história da foz do Rio da Prata, a visão do primeiro europeu aí chegados e a consequente ocupação do espaço pelos europeus.
    • Conhecer a forma como o mundo passou a ser interpretado pelos europeus após o contacto com o continente americano (a construção do Novo Mundo) e a participação da Galiza na Rota das Especiarias.
    • Conhecer o conceito de Descobrimentos e o processo que levou à viagem de circum-navegação de Magalhães e Elcano e a importância das rotas oceânicas atravessadas pelos navegadores portugueses, nos séculos XV e XVI, para a noção do que hoje conhecemos como Modernidade.
    • Explorar a evolução do conhecimento geográfico e cartográfico ao longo do tempo, bem como as dificuldades e desafios enfrentados pelos participantes da exploração marítima – a descoberta do Planeta Azul.
    • Compreender os primeiros contactos entre europeus e nativos da América do Sul.
    • Identificar o tipo de relações entre os colonos europeus e os nativos americanos da costa do Brasil, as representações artísticas e visuais destas mesmas relações e os diferentes interesses de ambas as partes.
    • Conhecer o desenrolar dos conflitos na baía da Guanabara, em meados do século XVI, que culminaram na criação da capitania do Rio de Janeiro.
    • Conhecer a importância das Ilhas Canárias na construção do Novo Mundo, enquanto potenciadoras da expansão das rotas marítimas ao longo do continente africano, europeu e americano.
    • Refletir sobre o espaço da Patagónia Austral, através da sua história, antropologia, arqueologia e representações visuais e artísticas.
    • Conhecer as cidades da Rota da Magalhães, refletindo sobre uma rota histórica e comercial e observando o estado atual dessas mesmas cidades.
    • Compreender a ligação entre a viagem de Magalhães e a novidade do livro impresso e como se deu a expansão do conhecimento global através das viagens de Magalhães e Elcano e as dimensões desse conhecimento na vida quotidiana.
    • Conhecer as culturas e etnias que fizeram parte da primeira viagem à volta do mundo.
    • Compreender como as diferentes línguas se influenciaram umas às outras na construção de diversas expressões linguísticas, a importância que as línguas tiveram no desenvolvimento da humanidade (a sua complexidade, diversidade e capacidade de unir diferentes povos).

    Descrição

    Neste curso, o estudante vai ficar a conhecer várias dimensões da viagem da primeira circum-navegação do mundo, realizada entre 1519 e 1522 por Fernão de Magalhães e Sebastião Elcano, e as suas repercussões até aos dias de hoje.

    Compreender a evolução do conhecimento geográfico e cartográfico ao longo do tempo, bem como as dificuldades e desafios enfrentados pelos participantes da exploração marítima.

    O estudante ficará ainda a conhecer o estudo das relações entre os povos nativos da América e os estados coloniais europeus, tendo como ponto de partida a viagem de Fernão de Magalhães e de como esta viagem contribuiu para o arranque do processo de globalização.

    Compreender como se deu a expansão do conhecimento global através das viagens de Magalhães e Elcano, e as dimensões desse conhecimento na vida quotidiana. Explicação da construção de um "oceano de negócios", caracterizado pela rutura de antigas rotas, pela descoberta de novos caminhos e pela evolução das técnicas de navegação. Enumeração dos catalisadores das viagens que alteraram a percepção do mundo e que levaram à primeira globalização e consequente transformação do mundo antigo para o mundo que agora conhecemos.

    Avaliação e certificação

    Quiz para cada módulo, com aprovação a 50% (de respostas corretas).

    Plano de curso

    Módulo 1. Cidades Históricas de Cabo Verde na rota de Magalhães e Elcano
    Módulo 2. La construcción discursiva de un mundo nuevo y el Nuevo Mundo
    Módulo 3. Magalhães e a Descoberta do Planeta Azul
    Módulo 4. Os povos indígenas da costa do Brasil na época da viagem de Fernão de Magalhães
    Módulo 5. La Isla en la expedición Magallanes-Elcano
    Módulo 6. La Patagonia Austral - Territorio de Culturas
    Módulo 7. El gran viaje 500 años después: las ciudades de la ruta de Magallanes y Elcano
    Módulo 8. 500 años de libros y lecturas
    Módulo 9. Planeta Océano – El Gran viaje de circunnavegacion de Magallanes-Elcano 500 años depués
    Módulo 10. Ruma “Encuentro de Las Lenguas”: «Buscaban especias pero sembraron y cosecharon idiomas»

    Edições do curso

    Arquivado

    • De 07/03/2023 até 26/09/2023

    Organizações

    Estrutura de Missão para as Comemorações do V Centenário da Circum-Navegação de Fernão de Magalhães

    PRR Plano de Recuperação e Resiliência, República Portuguesa, Financiado pela União Europeia NextGenerationEUCompete2020, Portugal2020, União Europeia Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional
    República Portuguesa, Ministério da Educação, Ciência e Inovação.FCCN - Serviços digitais FCT; FCT - Fundação para a Ciência e a Tecnologia
    NAU site
      Subscrever lista de email (newsletter)Siga-nos no FacebookSiga-nos no Linkedin
      NAU
      • Sobre
      • Cursos
      • Como se tornar parceiro
      • Código aberto
      • Acessibilidade
      Comunicação
      • Ajuda
      • Notícias
      • Media kit
      • Mapa do site
      Legal
      • Termos e Condições
      • Política de Privacidade
      • Política de Cookies
      • Política de Certificação
      • Consentimento Newsletter

      © 2025 FCCN-FCT. Todos os direitos reservados.