Saltar para o conteúdo
FCCN serviços digitais da FCT
NAU site
  • Ajuda
  • Cursos
  • Programas
  • Notícias
  • Parceiros
  • Espaço AP
  • Você está aqui:
  • Página de entrada
  • Notícias

Degustação de Vinhos: Várias Sensações

Categorias

Entrevista

29/09/2021

Partilhar no FacebookPartilhar no TwitterPartilhar no LinkedinPartilhar por e-mail
Entre no mundo do Turismo de Portugal e venha descobrir as várias sensações que encontra na degustação de vinhos, quando o cheiro da uva ainda se faz sentir durante a sua colheita.

#1 O vinho faz parte da nossa cultura e são muitas as pessoas que procuram experiências vínicas. Como funcionam as degustações que podemos encontrar nas Rotas dos Vinhos?

[TP] As degustações servem de mote à visita de determinada região vitivinícola. A Rota dos Vinhos dessa região “guia” os visitantes por adegas e vinhas levando-os a desfrutar de experiências diversas, porque é aí que assenta a magia: na diversidade em tão curto espaço geográfico.

Aproveitando a deslocação cada visitante pode, quer por visita espontânea ou com marcação (que se recomenda nos tempos que correm), ter acesso a degustações, mais ou menos alargadas de cada casa produtora. As provas podem ser comentadas.

#2 O MOOC Iniciação à Prova de Vinhos ensina-nos a identificá-los e diferençar. O que torna um vinho único?

[TP] Qualquer especialista dirá que são quatro os fatores principais, diferenciadores: Solo, Clima, Castas e o Homem. Uvas (castas) diferentes dão, com certeza, vinhos diferentes; A mesma variedade de uva, em solos ou climas diferentes, dará origem, com certeza, a vinhos também diferentes. A mão do Homem, ligada a diferentes hábitos, culturas, gostos e diversidade técnicas possíveis tratará de produzir vinhos diferentes e únicos. No entanto, para responder a esta questão do “que torna um vinho único” devemos acrescentar “o momento”. O momento em que degustamos um vinho, qual a ocasião, qual o local, o estado de espírito do provador naquela hora, eventualmente a companhia e a hora. Todos estes fatores tronam um vinho único…ou não.

#3 Na vida é importante partilharmos as nossas conquistas com as pessoas que mais gostamos.
Para alguém iniciante na compra de vinhos, que referências sugere ter na garrafeira para celebrar ocasiões especiais?

[TP] Os tipos de “ocasiões especiais” devem ser quase tantos como os tipos de vinho que existem. A resposta mais fácil será dizer ter sempre um espumante natural. Em Portugal já se produzem, há bastante tempo, excelentes espumantes naturais. Mas ainda assim e, porque o espumante pode não ser consensual, dependendo da época do ano e do local onde estejamos: os vinhos brancos, jovens, frescos poderão ser mais agradáveis à maioria das pessoas na época de verão. Em tempos mais frios os vinho tintos, mais robustos, eventualmente com algum envelhecimento poderão fazer jus à ocasião. Lembremo-nos que tal celebração foi feita à mesa de uma refeição tudo isto pode e deve mudar com certeza consoante a ementa desse dia.

Por último um vinho fortificado, para brindar num jantar especial (Porto, Madeira, Moscatel, Carcavelos).

 #4 Depois de aberta, como devemos preservar adequadamente uma garrafa de vinho? Que acessórios devemos ter e utilizar em casa?

[TP] Sabemos que o contacto prolongado (de um dia para outro, por exemplo) do vinho com o ar provoca a sua oxidação em excesso. O que é prejudicial. Por isso a garrafa deve ser fechada antes de arrumar. Se não tiver outra solução use a própria rolha da garrafa. O ideal é usar uma bomba de vácuo e rolha própria especial para o efeito. Consegue-se encontrar facilmente em supermercados o conjunto (Bomba + 2 rolhas de vácuo). A sua utilização é muito fácil e rápida.

#5 Através da agricultura sustentável surgiram os vinhos biológicos. Que características e diferenças podemos encontrar?

[TP] Como qualquer produto “Biológico” é naturalmente mais sustentável em termos ambientais. Contudo ainda é difícil encontrar Vinhos 100% Biológicos. A produção de uvas é possível ser 100% biológica. Mas depois, em adega, o processo de vinificação e conservação dos vinhos requer ainda alguns produtos químicos. Apesar de regulamentada (a quantidade permitida para este tipo de vinhos é substancialmente inferior aos vinhos tradicionais) a utilização de sulfitos ainda é uma prática corrente, mesmo nestes vinhos.

#6 Que conselhos deixa a um profissional a iniciar carreira de escanção (sommelier)?

[TP] Dizer “ter paixão” será quase redundante. Esse é um facto. Como o é para qualquer profissão. Dizemos mais: deverá estar preparado para uma vida de estudo, trabalho e dedicação contínua. É daquelas áreas que está sempre a evoluir e todos os dias coisas novas aparecem. Deve estar preparado para provar muito. A prova é fundamental na evolução de um profissional que se queira dedicar ao serviço dos vinhos. E acima de tudo, manter uma postura humilde no seu percurso de aprendizagem.

Entre no mundo do Turismo de Portugal e venha descobrir as várias sensações que encontra na degustação de vinhos.

Publicações relacionadas

«A parceria com a NAU surge como uma oportunidade de ampliar o impacto dos nossos programas de formação»: Accenture prepara-se para lançar os seus primeiros cursos na Plataforma NAU

Categorias

EntrevistaParceiro

«Empresas que investem em estratégias de “backup” robustas estão mais preparadas para enfrentar crises»: .PT lança nova edição de curso no Dia Internacional do “Backup”

Categorias

EntrevistaSobre um curso

«A cibersegurança deve ser vista como uma cultura organizacional que envolve todos os níveis de uma instituição»

Categorias

EntrevistaSobre um curso

Outras categorias de artigos

Artes e CulturaCiências da Saúde e da VidaCiências Exatas e TecnologiasCiências Naturais e AmbienteCiências SociaisComunicação e MarketingEconomia e GestãoFormação e EducaçãoHumanas e PolíticasNotíciasSobre um cursoEntrevistaArtigoEventoSobre a NAUParceiro
PRR Plano de Recuperação e Resiliência, República Portuguesa, Financiado pela União Europeia NextGenerationEUCompete2020, Portugal2020, União Europeia Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional
República Portuguesa, Ministério da Educação, Ciência e Inovação.FCCN - Serviços digitais FCT; FCT - Fundação para a Ciência e a Tecnologia
NAU site
Subscrever lista de email (newsletter)Siga-nos no FacebookSiga-nos no Linkedin
NAU
  • Sobre
  • Cursos
  • Como se tornar parceiro
  • Código aberto
  • Acessibilidade
Comunicação
  • Ajuda
  • Notícias
  • Media kit
  • Mapa do site
Legal
  • Termos e Condições
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Política de Certificação
  • Consentimento Newsletter

© 2025 FCCN-FCT. Todos os direitos reservados.