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6 tendências dos portugueses nas redes sociais

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ArtigoCiências Exatas e Tecnologias

30/06/2024

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No Dia Mundial das Redes Sociais, conheça algumas das tendências da utilização de social media em Portugal, segundo o estudo Os Portugueses e As Redes Sociais da Marktest, de 2023.

#1 Maior notoriedade

O Facebook continua a ser a rede social com maior notoriedade e mais utilizadores em Portugal. No mesmo sentido, esta plataforma é vista como sendo a que tem a “melhor informação” e como “a mais útil”. O Facebook é, ainda assim, a rede social com a maior taxa de abandono (24,7%). 

#2 Instagram - mais “atual”

De acordo com o mesmo estudo, o Instagram é visto como sendo a rede mais “atual, viciante e interessante”. É também nesta rede que os inquiridos mais dizem seguir as marcas. As marcas do retalho mais seguidas estão no setor da restauração e culinária (47,2%). As marcas de alimentação e bebidas são seguidas por 39,5% dos inquiridos. As celebridades aqui em destaque são Cristiano Ronaldo e Cristina Ferreira.

#3 Hábitos gerais

A maioria dos portugueses diz ver vídeos nas redes sociais (sobretudo no YouTube), sendo o tema mais popular os conteúdos de humor. Ainda assim, 62,8% dos utilizadores das redes sociais veem também televisão. 

#4 Tempo de utilização

Existe uma correlação entre idade e tempo de uso: os mais jovens (15 aos 24 anos) dedicam 153 minutos por dia e os adultos entre os 25 e os 34 anos anos utilizam redes sociais durante 113 minutos por dia. Já as pessoas entre os 35 e 64 anos, utilizam, em média, as redes sociais durante 72 minutos por dia. Desta forma, o tempo médio diário dedicado às redes sociais é de 95 minutos. 

#5 Motivações

De acordo com os portugueses entrevistados pela Marktest, a principal motivação para para seguir uma marca nas redes sociais é “estar informado”. Gostar da marca, empresa ou produto é também avançado como uma justificação. Para os inquiridos, os tipos de conteúdos favoritos são promoções/ofertas, informação de novos produtos e eventos. 

#6 Compras e consumo 

35% dos utilizadores já fez compras diretamente numa rede social, sobretudo recorrendo ao Facebook. Por outro lado, cerca de 32% tem por hábito clicar em links com publicidade. As ações que mais motivam o consumo de produtos são a oferta de promoções, a partilha de imagens ou vídeos interessantes e a resposta rápida aos utilizadores. 

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