Saltar para o conteúdo
FCCN serviços digitais da FCT
NAU site
  • Ajuda
  • Cursos
  • Programas
  • Notícias
  • Parceiros
  • Espaço AP
  • Você está aqui:
  • Página de entrada
  • Notícias
  • Entrevista a Edward Zarecor: «Este momento é um ponto de inflexão para o projeto Open edX»

Entrevista a Edward Zarecor: «Este momento é um ponto de inflexão para o projeto Open edX»

Categorias

Entrevista

21/04/2022

Partilhar no FacebookPartilhar no TwitterPartilhar no LinkedinPartilhar por e-mail
A menos de uma semana da Open edX Conference, que decorre pela primeira vez em Portugal, Edward Zarecor, o vice-presidente para a área da Engenharia desta organização destaca aqueles que serão alguns dos principais objetivos e pontos altos.

A conferência internacional que vai reunir a comunidade ligada à plataforma Open edX realiza-se em Lisboa, de 26 a 29 de abril. Antecipando o evento, o vice-presidente para a área da Engenharia desta organização destaca aqueles que serão alguns dos principais objetivos e pontos altos. Edward Zarecor deixa ainda uma palavra sobre o trabalho realizado pela Plataforma NAU: “Enquanto projeto, estamos muito orgulhosos daquilo que a NAU construiu com recurso à plataforma Open edX”.

Quase dois anos depois do inicialmente previsto, a conferência Open edX 2022 está prestes a acontecer em Lisboa. Qual o significado deste evento para a comunidade Open edX?

O projeto Open edX tem uma comunidade forte. Muitos de nós já colaboram desde 2013, quando o projeto foi inicialmente lançado como open-source. Por isso, haverá o entusiasmo natural de ver antigos colegas e amigos presencialmente, pela primeira vez em vários anos. Para além disso, a nossa comunidade tem estado excepcionalmente ocupada, durante a pandemia da Covid-19, a ajudar a que as aprendizagens passem para o online. Fizemos muitas coisas e colhemos vários frutos ao longo dos últimos dois anos. Esta conferência é a oportunidade de partilhar e refletir sobre aquilo que aprendemos em conjunto. 

Quais são alguns dos principais resultados que espera para estes quatro dias?

A conferência tem vários objetivos distintos. Como comunidade, vamos reunir aprendizagens partilhadas e conquistas realizadas ao longo dos últimos dois anos. Vamos discutir para onde queremos evoluir a plataforma, tendo em conta o que aprendemos. Por outro lado, vamos também refletir sobre a “saúde” da comunidade open-source e como podemos evoluir para nos tornarmos um projeto mais inclusivo. No final da semana, a esperança é que todos possamos partir inspirados para construir a plataforma líder na área de educação online em comunidade.

A conferência Open edX realiza-se desde 2014. Como é que o evento evoluiu ao longo do tempo? Há novidades reservadas para a edição de Lisboa?

Este momento é um ponto de inflexão para o projeto Open edX. O rumo do projeto levou a que passasse da edX Inc. para uma organização sem fins lucrativos: o The Center for Reimagining Learning [O Centro para a Reinvenção da Aprendizagem]. Estamos focados em transitar para um projeto liderado pela comunidade, onde oportunidades para participar, contribuir e liderar são mais inclusivas e partilhadas por toda a comunidade. Este ano, vamos ter um grupo de trabalho e uma conversa sobre a governance do projeto, que será moderada por um dos nossos keynote speakers, Tobie Langel, na sexta-feira, dia 29. 

É habitual encontrarmos a opinião de que a pandemia foi uma oportunidade para afirmar os recursos de educação online. Sente que essa oportunidade foi maximizada? O que mais pode ser feito a esse respeito?

Não penso que a oportunidade pudesse sequer ser maximizada, tendo em conta que grande parte da transição foi feita com muita pressa. O ponto crítico, agora, é avaliar o que conseguimos alcançar. O que funcionou bem? O que poderia ter funcionado melhor? Estamos num momento em que a proposta subjacente à aprendizagem online é melhor entendida. Para aproveitar este momento, temos de continuar a focar a melhoria da qualidade da educação online. 

Estrategicamente, esta conferência representa também um esforço para afirmar e divulgar os MOOCs nos espaços de educação e formação europeus?

Sim, os MOOCs podem cumprir um papel importante na formação e em outras áreas da educação. Contudo, o nosso objetivo a longo-prazo é a criação de experiências de aprendizagem cativantes que nos levem além da aprendizagem assíncrona, ao suportarem modelos blended e ao continuarem a ultrapassar os limites do que é possível fazer online. 

Focando o contexto português, a Plataforma NAU celebrou recentemente três anos de existência. Tem acompanhado a sua trajetória? Como prevê o seu futuro?

Enquanto projeto, estamos muito orgulhosos daquilo que a NAU construiu com recurso à plataforma Open edX. A equipa da Unidade FCCN da FCT é composta por membros maravilhosos da nossa comunidade e óptimos anfitriões. A Plataforma NAU tem impressionado pelo número de utilizadores que se juntaram à plataforma e pelo número de certificados emitidos. 

Publicações relacionadas

«A parceria com a NAU surge como uma oportunidade de ampliar o impacto dos nossos programas de formação»: Accenture prepara-se para lançar os seus primeiros cursos na Plataforma NAU

Categorias

EntrevistaParceiro

«Empresas que investem em estratégias de “backup” robustas estão mais preparadas para enfrentar crises»: .PT lança nova edição de curso no Dia Internacional do “Backup”

Categorias

EntrevistaSobre um curso

«A cibersegurança deve ser vista como uma cultura organizacional que envolve todos os níveis de uma instituição»

Categorias

EntrevistaSobre um curso

Outras categorias de artigos

Artes e CulturaCiências da Saúde e da VidaCiências Exatas e TecnologiasCiências Naturais e AmbienteCiências SociaisComunicação e MarketingEconomia e GestãoFormação e EducaçãoHumanas e PolíticasNotíciasSobre um cursoEntrevistaArtigoEventoSobre a NAUParceiro
PRR Plano de Recuperação e Resiliência, República Portuguesa, Financiado pela União Europeia NextGenerationEUCompete2020, Portugal2020, União Europeia Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional
República Portuguesa, Ministério da Educação, Ciência e Inovação.FCCN - Serviços digitais FCT; FCT - Fundação para a Ciência e a Tecnologia
NAU site
Subscrever lista de email (newsletter)Siga-nos no FacebookSiga-nos no Linkedin
NAU
  • Sobre
  • Cursos
  • Como se tornar parceiro
  • Código aberto
  • Acessibilidade
Comunicação
  • Ajuda
  • Notícias
  • Media kit
  • Mapa do site
Legal
  • Termos e Condições
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Política de Certificação
  • Consentimento Newsletter

© 2025 FCCN-FCT. Todos os direitos reservados.