Saltar para o conteúdo
FCCN serviços digitais da FCT
NAU site
  • Ajuda
  • Cursos
  • Programas
  • Notícias
  • Parceiros
  • Espaço AP
  • Você está aqui:
  • Página de entrada
  • Notícias
  • O Instituto Politécnico de Tomar (IPT) prepara-se para lançar novos cursos na NAU e na edX.org

O Instituto Politécnico de Tomar (IPT) prepara-se para lançar novos cursos na NAU e na edX.org

Categorias

EntrevistaSobre um curso

25/10/2024

Partilhar no FacebookPartilhar no TwitterPartilhar no LinkedinPartilhar por e-mail
Em entrevista, o Prof. Doutor Célio Gonçalo Marques, Diretor do Laboratório de Inovação Pedagógica Educação a Distância e Pró-Presidente para a Internacionalização e Inovação Pedagógica, explica os próximos passos nestas duas plataformas.

#1 O IPT está prestes a lançar novos cursos na NAU nas áreas das tecnologias. Quais os seus objetivos e a quem se destinam?

O Instituto Politécnico de Tomar (IPT) planeia lançar novos cursos na plataforma NAU nas áreas das tecnologias durante o ano de 2024 e início de 2025. Estes cursos abrangem temas como a introdução à programação web, CSS, HTML, Javascript, programação mobile e cálculo computacional.

Os principais objetivos destes novos cursos consistem em fornecer aos estudantes os conceitos básicos e fundamentais de programação de computadores, ensinar a utilização de algoritmos para a resolução de problemas simples, capacitar os estudantes na formatação de páginas web utilizando diversas linguagens como CSS, HTML e Javascript.

Estes cursos destinam-se a estudantes, profissionais e entusiastas que pretendam adquirir ou aprofundar conhecimentos nas áreas das tecnologias de informação e programação.

#2  Que conhecimentos adquirem os formandos ao concluírem os cursos?

Ao concluírem os cursos, os formandos adquirirão competências necessárias para codificar páginas web e websites com conteúdos estruturados em diferentes linguagens de programação, desenvolver websites interativos, criar aplicações móveis básicas, aplicar princípios de cálculo computacional em problemas práticos, assim como compreender e implementar boas práticas de desenvolvimento web e móvel.

#3 De que forma estão estes cursos ligados às áreas de formação do IPT? São um complemento para os próprios estudantes do Politécnico?

Estes cursos estão intrinsecamente ligados às áreas de formação do IPT, servindo como complemento e reforço para os programas educativos dos Cursos de Técnico Superior Profissional (CTeSP) nas áreas de Informática, Tecnologias e Programação em Sistemas de Informação, Web e Dispositivos Móveis, bem como das Licenciatura em Engenharia Informática e Informática e Tecnologias Multimédia. 

Os novos cursos na NAU proporcionam uma oportunidade adicional para os estudantes do IPT aprofundarem os seus conhecimentos e desenvolverem competências práticas nas suas áreas de estudo.

#4 Têm planos para lançar cursos noutras temáticas?

Sim, o IPT tem planos para expandir a sua oferta formativa na plataforma NAU. Está previsto o lançamento do curso “Desenvolvimento sustentável em Turismo”, no seguimento do curso “Turismo Sustentável”, lançado em 2021. E, ainda, o curso de “Técnicas de Escrita Criativa”, uma aposta que visa desenvolver e estimular competências de escrita em diversos estilos.  

#5 De onde surgiu a ideia de produzir cursos na NAU?

A iniciativa de produzir cursos na NAU surge no âmbito da estratégia de inovação pedagógica e educação a distância do IPT, impulsionada pelo seu Laboratório de Inovação Pedagógica e Educação a Distância (LIED). Esta decisão alinha-se com o atual Plano de Ação da Presidência em vigor, especificamente na “Área Estratégica 1. Ensino, Inovação Pedagógica e Desenvolvimento da Oferta Formativa”. Os principais objetivos desta iniciativa prendem-se com o aumento da atratividade, relevância e coerência da oferta formativa do IPT, a disponibilização de conteúdos digitais como parte integrante da oferta formativa, o alcance de novos públicos e permitir maior flexibilidade nos momentos de aprendizagem e a promoção da democratização do ensino, melhorando a acessibilidade e inclusão.

#6 Quais as mais-valias que encontram na NAU?

A NAU apresenta-se como um parceiro estratégico para o IPT, oferecendo um conjunto de mais-valias, como o alinhamento com a estratégia institucional do IPT, por ser uma plataforma fiável para a disseminação de cursos online, de acesso livre e gratuito que promove a democratização do conhecimento, com um alcance a um público mais vasto e diversificado.

#7 Está para breve o lançamento do curso “Introdução à programação: conceitos fundamentais” na edX.org, através do projeto PortugalX, já com inscrições abertas e início marcado para novembro deste ano. Quais são as expectativas para este novo passo?

O curso “Introdução à programação: conceitos fundamentais” já teve uma primeira edição bem-sucedida na NAU em 2023, com 1.694 inscrições e uma duração de 60 horas. Os objetivos deste curso incluem conhecer e compreender os princípios básicos da programação estruturada, conceber e analisar algoritmos para a resolução de problemas, implementar e testar algoritmos utilizando fluxogramas ou pseudocódigos, e analisar a complexidade de algoritmos.

Com o lançamento deste curso na plataforma edX.org, através do projeto PortugalX, as expectativas são alcançar um público mais amplo, particularmente em países da língua portuguesa, aumentar a visibilidade internacional do IPT e da qualidade do ensino português, contribuir para a formação de profissionais qualificados em programação a nível mundial e, obviamente, reforçar a posição do IPT como instituição de referências no ensino de tecnologias de informação. 

Publicações relacionadas

«A parceria com a NAU surge como uma oportunidade de ampliar o impacto dos nossos programas de formação»: Accenture prepara-se para lançar os seus primeiros cursos na Plataforma NAU

Categorias

EntrevistaParceiro

«Empresas que investem em estratégias de “backup” robustas estão mais preparadas para enfrentar crises»: .PT lança nova edição de curso no Dia Internacional do “Backup”

Categorias

EntrevistaSobre um curso

«A cibersegurança deve ser vista como uma cultura organizacional que envolve todos os níveis de uma instituição»

Categorias

EntrevistaSobre um curso

Outras categorias de artigos

Artes e CulturaCiências da Saúde e da VidaCiências Exatas e TecnologiasCiências Naturais e AmbienteCiências SociaisComunicação e MarketingEconomia e GestãoFormação e EducaçãoHumanas e PolíticasNotíciasSobre um cursoEntrevistaArtigoEventoSobre a NAUParceiro
PRR Plano de Recuperação e Resiliência, República Portuguesa, Financiado pela União Europeia NextGenerationEUCompete2020, Portugal2020, União Europeia Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional
República Portuguesa, Ministério da Educação, Ciência e Inovação.FCCN - Serviços digitais FCT; FCT - Fundação para a Ciência e a Tecnologia
NAU site
Subscrever lista de email (newsletter)Siga-nos no FacebookSiga-nos no Linkedin
NAU
  • Sobre
  • Cursos
  • Como se tornar parceiro
  • Código aberto
  • Acessibilidade
Comunicação
  • Ajuda
  • Notícias
  • Media kit
  • Mapa do site
Legal
  • Termos e Condições
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Política de Certificação
  • Consentimento Newsletter

© 2025 FCCN-FCT. Todos os direitos reservados.